F

Fabrício - Sobrenome italiano, Classificado como sendo um patronímico, pois sua origem está ligada a um nome próprio, na maioria dos casos, o nome do pai do portador inicial, neste caso vem do nome latino Fabricius, designação que originalmente indicava um "fabricante ou artífice" e que posteriormente foi adotada como um nome próprio.

Facci - Sobrenome italiano, considerado como sendo um patronímico, pois tem origem em um nome próprio, provavelmente o do pai do portador inicial, Facci é uma redução popular e coloquial de Bonifacci.

Falcão - Sobrenome portugues, considerado como tendo sua origem em uma alcunha (apelido) do portador inicial. Os Falcões procedem de Mozé Falcão, que veio a este reino (Brasil) com a rainha D.Filipa, mulher de el-rei D.João I.
Segundo Mário Melo, a familia Falcão é antiquissima em Portugal, originaria de João Falcão, capitão inglês, foi acolhido por D. João I a quem prestou serviços.

Fantin - Sobrenome italiano, forma reduzida de Fantino, o qual era a forma diminutiva de Fante, Fante vem do latim infans ou infantis ( menino ) no latim medieval se reduz a fans ou fantis e indicava o soldado a pé, o membro das tropas de infantaria, como sobrenome pode indicar descendentes destes soldados.

Fantinati - Sobrenome italiano, originário de uma atividade profissional, vem de Fantino com o sufixo plural ati o qual indica situação ou grau, Fantino era a forma diminutiva de Fante, Fante vem do latim infans, infantis ( menino ), no latim medieval se reduz a fans, fantis e indica o soldado a pé, o membro das tropas de infantaria e também o serviçal que executava as tarefas mais humildes nas cortes e nas casas nobres. Pode ter sido tomado como sobrenome por qualquer um que exerce-se tais atividades.

Farias - Sobrenome português classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica, os Farias acham-se nos princípios do reino de Portugal. Tem seu solar no julgado de Faria, do termo de Barcelos, donde se lhe derivou o nome, e ai, no monte da Franqueira se vêem ainda as urinas do castelo, que defendeu Gonçalo Nunes de Faria em tempo de el-rei D.Fernando contra Pedro Rodrigues Sarmiento, adiantado de Galiza, que o tinha sitiado, vendo matar a seu pai Nuno Gonçalves de Faria, que estava prisioneiro dos castelhanos, pôr não querer persuadi-lo a que o entregasse. Foi Nuno Gonçalves, progenitor desta família, alcaide do castelo de Faria.

Faustino - O sobrenome italiano Faustino é classificado como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio.
O nome proprio Faustino é a forma italiana para o latim Faustinus derivando de Faustus, o qual tinha o significado de prospero ou feliz, assim, alguém cujo nome era Faustino teve um filho que ficou então conhecido como "Filius Quondam Faustino" ou seja "Filho do Sr. Faustino" ou simplesmente "Filho do Faustino", sendo a partir de então transmitida a designação aos demais descendentes deste Sr.

Fayad - Sobrenome árabe, considerado como sendo uma variação de Fayed, tal sobrenome tem o significado de "comunicativo" (que sabe se expressar facilmente), provavelmente foi atribuído a alguém que se destaca-se pôr tal qualidade, sendo então conhecido como "Fulano Fayad" ou "Fulano o comunicativo", desde de então transmitindo o nome a seus descendentes.

Feital - A origem deste sobrenome é meio incerta, deve ser de origem portuguesa, provavelmente baseado na palavra feitos ( plantas ) então um feital seria uma plantação.

Feitosa - Sobrenome de origem portuguesa, primitivo, classificado como sendo um toponímico, pois possui origem geográfica, Feitosa vem do termo em latim Filictosa e se referia a uma " terra de muitos fetos ( plantas ) ", ou seja, uma terra fértil. Provavelmente o portador inicial deste sobrenome era proprietário, funcionário ou residia próximo a terras com tais características.

Felix - Sobrenome classificado como sendo um patronímico, pois tem sua origem em um nome próprio, na maioria dos casos baseado no nome do pai do portador inicial, neste caso vem do nome próprio Felix que tem sua origem no latim e significa Feliz, existiu uma forma popular arcaica, Fiiz, que acabou caindo no esquecimento.

Fermoselli - Na Espanha existe uma cidade chamada FERMOSELLE. Alguns integrantes desta familia garantem que a família veio de lá fugindos de uma guerra.
Uma senhora de São João da Boa Vista passou um material encontrado em alguns registros da cidade por um professor que está fazendo uma pesquisa. O artigo diz o seguinte: Manoel Fermoselli Pires -casado com Maria Rodrigues Ascencio - Natural de Fermoselli, Província de Samora (Zamora) - 15/7/1897 (data de entrada no Brasil). Sabe-se que Manoel Fermoselli Pires éra irmão de Antonio Fermoselli.
Caso alguem saiba de algo mais, por favor, envie-nos tais informações.

Fernandes - Sobrenome de origem portuguesa, considerado como sendo o patronimico do nome proprio Fernando, assim alguem denominado de Fernandes era filho do Sr. Fernando, esta forma era mais utilizada pelos espanhois com suas variações Fernandez e Hernandez.

Ferrari - Sobrenome italiano, o nome de família Ferrari se origina do latim faber ferrarius, o artesão que trabalhava o ferro ( ferreiro ). Trata-se portanto, de um sobrenome derivado de uma profissão. O exercício desta atividade pôr parte de um patriarca no final do Império Romano ou no inicio da idade média, em algum ponto da península itálica, deu origem a este sobrenome, trata-se de um dos sobrenomes mais difundidos em toda a Itália.

Ferraz - Sobrenome português, considerado como sendo o patronímico do latim Ferraci, entenda-se patronímico como "o filho de", assim o filho do senhor Ferraci era conhecido como Ferraz, o nome Ferraci deriva de Ferrato, antigo soldado que possuía armas brancas ou armadura de ferro. Como variante deste sobrenome foram documentados Ferrat e Feraz.

Ferreira - Sobrenome portugues, classificado como toponimico, ou seja de origem geografica, significaria " lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro ". Rui Pires, um dos fidalgos que vieram a este reino com a rainha D.Tareja, foi o primeiro que se chamou de Ferreira, tomando o nome da " Ferreira de Alves ", de quem foi senhor, e é considerado como sendo o solar da familia.

Fiedler - O nome profissional FIEDLER, significava originariamente, um "tocador", instrumentista, que manipulava a rabeca (um instrumento de bojo ressonante e sem braço, primordio do violino).

Figueiredo - Sobrenome português toponímico, vem de " figueiral " " onde há figueiras ", em documentos arcaicos foi registrado como Figueereido. Há uma lenda a respeito deste sobrenome, dizem que o cavaleiro Goesto Ansures, em tempo de Mauregato, rei de Leão, encontrou certa vez, pelos campos, uma taifa de mouros levando donzelas cristãs em cativeiro. O herói arrancou então o tronco de uma figueira e afugentando os inimigos salvou as moças. Casou-se com uma delas e tomou depois disso o nome de Figueiredo, que se perpetuou em famílias da mais alta linhagem. O solar desta família é Figueiredo, comarca de Viseu.

Finati - O sobrenome italiano Finati, classificado como sendo um toponimico, é a forma plural de Finate, composto pela palavra Fino acrescida do sufixo -ate o qual trata-se de toponomastico setentrional.
Desta forma, em épocas remotas, algum habitante de uma das cidades chamadas Fino mudou-se para outras terras, onde ficou conhecido como "Fulano, o Finate", passando este nome ao seu filho que então se tornou "Sicrano, filho do Finate", dai em diante o sobrenome se transmitiu aos demais descendentes deste senhor passando a identificar esta família.

Fonseca - Sobrenome português toponímico, vem de Fonte Seca em catalão Fontseca, os fonsecas vem de Garcia Rodrigues, o qual fez assento na honra de fonseca, que deu a seus descendentes o nome, sendo o primeiro que o tomou Mem. Gonçalo da fonseca, que fundou e dotou o mosteiro de Mancelos.

Fontoura - Sobrenome português toponímico, derivado da expressão portuguesa Fonte áurea; forma intermediária Fontaura. Provavelmente referindo-se a cor da limonite no fundo da água. O primeiro indivíduo que se identificou pôr tal nome deveria residir perto de tal fonte ou tirar seu sustento da mesma.

Fornazza - Sobrenome italiano, considerado como sendo derivado de uma atividade profissional, Fornazza é uma forma reduzida de Fornazzaro, que pôr sua vez é uma variação regional de Fornaciaro o qual vem do latim Fornaciarius, esta denominação indicava o proprietário ou trabalhador de fornalhas, fornalheiro, nas quais eram produzidos o cal, o carvão, cozimento de cerâmicas, etc..

Fraga - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico ou seja de origem geográfica, variante do sobrenome Fragoso o qual seria " um lugar onde há muitas fragas ou penedias ". É uma antiga família genovesa, procedente de um duque, provavelmente deram origem aos Fagosos de Pernambuco.

Franco - Sobrenome português toponímico, ou seja, de origem geográfica, vem do germânico Frank, nome do povo germânico os Francos, isto é "o povo que usa de franchos" (venábulo, lança) provavelmente para conquistarem sua liberdade. Desta denominação surgiu também a palavra Franco "livre, independente, sincero". Existem historiadores que também ligam o nome como sendo um sinônimo de francês.

Fracotte - Provavel erro grafico do sobrenome italiano Francotte, formado de Franco acrescido do sufixo diminutivo otte, Franco vem do germânico Frank, franco, do povo dos francos que era de etnia germânica, como adjetivo significa audaz, corajoso; latinizado em francus, foi assumido também como nome próprio podendo então ser considerado um patronímico (sobrenome que recorda o nome do pai do portador inicial). Em determinada época alguém chamado Franco ganhou a alcunha de francotte (forma diminutiva), nome que foi transmitido a seus descendentes.

Freitas - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, pois tem origem geográfica, denominaria " um lugar onde há fragas " derivando do latim fractas ( quebradas ), isto é " pedras quebradas ". Os Freitas procedem de Diogo Gonçalves, que morreu na batalha de Ourique, D. João de Freitas foi o primeiro que tomou esta nome para uso, do julgado de Freitas, junto a Guimarães, solar desta família.

Frutuoso - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um patronimico, pois sua origem está, de alguma forma, ligada a um nome proprio, o nome Frutuoso vem do latim Fructuosus e significava "cheio de frutos", com um sentido metaforico, era um nome dado com a intenção de que o filho crescesse e tivesse muitos filhos.

Fuhrmann - O sobrenome Alemão Fuhrmann é de origem ocupacional. Nestas circunstâncias o nome pode ser traçado do termo Alemão falado entre 1100 a 1500 no Meio Médio Alemão "vuorman" que significa carroceiro ou transportador e que também deriva do termo Alemão de 1100 a 1500 "vüeren" que significa 'Liderar ou Transportar'.

Furlan - Sobrenome italiano, forma apocopada de Furlano, Furlano seria a designação para uma pessoa oriunda da região do extremo norte oriental da Itália, chamada Friuli, na verdade esta cidade recebe o nome da cidade de Forum Julii, fundada pelo imperador Caius Julius Caesar (103-44 aC.), através de sucessivas alterações gráficas (como Forojuli, Foriuli, etc) que resultaram em Friuli, o sobrenome indica um habitante desta região, formado com o sufixo ano torna-se friulano, a grafia Furlano representa a dicção secular dos dialetos da área, mormente o vêneto e o friulano

Furlanetti - Sobrenome italiano, classificado como sendo um toponímico, pois tem origem geográfica, composto pela designação Furlano e o sulfixo diminutivo plural etti, Furlano era o nome dado aos oriundos da região do extremo norte oriental da Itália, chamada de Friuli, não se sabe ao certo se esta cidade foi fundada pelo imperador Caius Julius Caesar ( 103-44 aC ) ou pela tribo Julia no século I antes de Cristo, a grafia Furlano representa a dicção secular dos dialetos da área mormente o vêneto eo Friulano.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.