H

Habib - Nome de origem árabe, Habib significa " querido, amado ", não sabemos precisar ao certo o motivo de usa-lo como sobrenome, talvez um patronímico, com base no nome do pai do portador inicial, porem nada temos registrado a respeito.

Haneiko - Sobrenome de origem ucraniana, versão do sobrenome germânico Hanke, que pôr sua vez tem origem no nome próprio Johannes ( João ), sendo Hanke um hipocorístico ( linguagem familiar, carinhosa ) de Johannes. Tratando-se assim de um patronímico, pois tem sua origem no nome próprio do fundador deste tronco familiar.

Hardt - Sobrenome de origem saxônica, sua tradução literal seria "Forte" ou "Bravo" (no sentido de corajoso), provavelmente foi atribuído como alcunha a um guerreiro que se destacou pôr tais qualidades e assim era conhecido entre os seus, adotando tal nome para identifica-lo perante os outros e transmitindo a seus descendentes posteriormente.

Heiselmann - O sobrenome alemão Heiselmann é uma variante de Hiesel, forma diminutiva de "Matthias". O nome foi muito popular na Alemanha devido a devoção de São Matthias, um dos apóstolos de Jesus Cristo.
Alguns investigadores acreditam que o sobrenome Heiselmann tenha sido proveniente de Heise, derivado do termo alemão "heide" que indica uma pessoa que vive perto de um brejo ou pântano. Mais tarde, na época das Cruzadas, esse termo "heide" ganhou a denotação de "poderoso ou chefe que ousava ir contra os pagãos".
Outras pesquisas mostram que é possível que a origem desse sobrenome seja derivado de uma característica pessoal ou física do portador original. Aqui, o sobrenome Heisel é uma forma variante do sobrenome "Heissler" ou "Hiesel" e indica uma pessoa que não possuia qualquer pedaço de terra e tenha sido contratado para trabalhar em algum lugar do campo como lavrador, sendo encontrado no sudeste da Alemanha.

Heller ou Eller - O unico registro que encontrei a respeito deste sobrenome é com H, acredito que a forma sem H é apenas um erro de gramatica, na época da imigração estes erros eram muito comuns. O sobrenome Heller é de origem alemã , é considerado como sendo a abreviação de Hellermann, o qual possui dois tipos de interpretação:

1 - "Trabalhador que faz tudo por pouco salario"

2 - " Morador ou natural da região de Hellern "

sendo que destas duas a mais provavel de ter originado o sobrenome é a segunda, sendo assim este sobrenome é classificado como sendo do tipo toponimico ou seja de origem geográfica, provavelmente o primeiro a utilizar este sobrenome morava nesta região se destacando por esta designação e transmitindo este nome aos seus descendentes.

Hellmeister - Sobrenome alemão, composto pôr duas partes, Hell é um toponímico para o homem que viveu na cidade de Heller, do alemão heller = luz, e Meister do qual não conseguimos a tradução.

Hernandes - Sobrenome espanhol, patronímico de Hernando, ou seja, " Fulano filho do sr. Hernando " era conhecido como " Fulano Hernandes ". Fernando é uma variação de Hernando. Hertel - Sobrenome de origem alemã, forma dissimilada de Herter, para o qual podemos atribuir quatro significados;

1 -"Guarda floresta, sendo assim derivado de uma profissão"

2 -"Boiadeiro, também uma profissão"

3 -"Temperador de aço, outra profissão"

4 -"Hipocorístico do nome Hertwig (guerreiro forte) sendo assim um patronímico"

Os nomes de origem alemã geralmente apresentam mais de uma interpretação.

Hoffmeister - Sobrenome alemão, classificado como tendo sua origem em uma atividade profissional, hoffmeister significa "chefe ou professor de pátio", era assim que chamavam os professores que reuniam as crianças da região no pátio de sua casa e ensinava-lhes, dava as lições.
Os Hoffmeister vieram da Alemanha para o Rio Grande do Sul em 1826 e instalaram-se na "Real Feitoria do Linho Cânhamo", onde hoje localiza-se a cidade de São Leopoldo (na região metropolitana de Porto Alegre). Atualmente há vários Hoffmeister em Campo Bom, Novo Hamburgo, Taquara, São Leopoldo e outras cidades do RS.
Conta-se que com o passar dos anos um dos irmãos Hoffmeister, insistindo na idéia de casar-se com uma moça de "outra religião"(infelizmente não consigo recordar-me se ele era protestante e a moça católica, ou vice-versa), desagradou os demais familiares que tentaram dissuadi-lo da idéia. Como o rapaz não desistiu, a família resolveu virar-lhe as costas e como sinal de reprovação, obrigou-o a modificar a grafia do seu nome, passando de HoFFmeister para HoFmeister.

Hossomi - Palavra japonesa, deriva de Hossoi, que significa "fino ou pessoa magra".

Humaytá - Nome de origem indigena, para o qual não possuimos o significado, como se trata de uma palavra referente a uma lingua só existente no Brasil acredita-se que foi adotado como sobrenome por alguma familia já aqui no Brasil, não devendo possuir uma historia muito antiga. Caso alguem possua mais informações, por favor, envie-nos.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.