Z

Zambrano - Sobrenome italiano, classificado como sendo um toponímico, ou seja, sua origem é geográfica, Zambrado era uma das formas pelas quais eram conhecidas as pessoas oriundas da cidade calabresa de Zambrone, cujo nome remonta ao árabe sabbára, aloés [planta], ou da raiz pré-latina sambra significando cavidade, concavidade, baixio.

Zanardi - Sobrenome de origem italiana, é composto pela associação de dois nomes próprios, Zan uma redução coloquial de Zanni (Gianni) tipica do norte, especialmente dos antigos domínios da Republica de Veneza e Nardi forma popular de Bernardi ou Leonardi, assim podemos classificar este sobrenome como sendo um patronímico.

Zanella - Sobrenome de origem italiana, um dos poucos casos classificados como sendo um matronimico, ou seja, em sua origem no nome da mãe do portador inicial, vem de Zane, com o sulfixo singular diminutivo feminino ella, Zane é uma variação regional de Zani ou Zanni, este por sua vez seria uma variação de Gianni, a variação Zane era encontrado principalmente nos antigos territorios da região de Veneza, Giani era uma forma reduzida de Giovanni ( João ).

Zardo - Sobrenome italiano classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome do fundador deste tronco familiar, neste caso é uma redução coloquial do nome Rizzardo, o qual é uma variação regional italiana de Ricardo, passou a sobrenome quando entrou em uso a expressão " Filius Quondam " ( filho do senhor ) assim alguém ficou conhecido como " Fulano Filius Quondam Zardo " ( Fulano filho do senhor Zardo ) e posteriormente transmitiu esta designação aos seu descendentes.

Zico - Meu nome é Mauro Zico da Silva. Será que existe alguma explicação para esse sobrenome tão exótico? Infelizmente nada possuimos a respeito, caso alguem, saiba de algo, por favor entre em contato conosco.

Zorzanello - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um patronímico, pois tem sua origem no nome próprio do fundador deste tronco familiar, Zorzanello vem de Zorzano com o sulfixo ello ( que indica um diminutivo singular ) Zorzano vem de Zorzo com o sulfixo ano ( o qual indicaria um coletivo (?)), finalmente Zorzo é uma variação dialetal setentrional do nome Giorgio.

Zottarelli - Sobrenome de origem italiana classificado como tendo sua origem em uma alcunha (apelido) do portador inicial, a palavra zotto acrescida do sufixo plural [r]elli forma Zottarelli, Zotto vem dos dialetos venetos, a palavra zotto, uma variação de zoppo, indicava uma pessoa coxa, manca ou com um defeito físico nas pernas, assim a primeira pessoa a se destinguir das demais através desta designação devia possuir um defeito físico, pelo qual era conhecido em sua vila, em determinada época ganhou a forma diminutiva que originalmente seria Zottarello, seu filho passou a ser conhecido como "Fulano, o filho do Zottarello", seus netos apenas "Sicrano Zotarello". A forma plural indica um clã familiar, em italiano a terminação "i" indica um plural assim a "Família dos Zottarellos" em italiano fica "Famíglia dei Zottarelli". O sobrenome foi transmitido desta forma desde então.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.